RSS

MENTORIA – ESTAGIÁRIOS 30/09/09, Pr. João Nunes

01 out

Mensagem do Pr. Nunes

30 de setembro de 2009

Mentoria de estagiários

O BOM PASTOR

1.   Um abismo

a.   Um lugar íngrime e perigoso.

b.   São lugares que estão despercebidos.

c.   São lugares de muita tristeza.

d.   São lugares de lagrimas e morte.

e.   São prisões espirituais.

f.    Quantas vidas já se perderam?

g.   Quantos caíram e nunca mais voltaram? (salmos 42:7 e Pv 14:12)

 

SALMOS 42

1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?

3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?

4 Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.

5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.

6 Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.

7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.

 

(O pecado não é acidental, tudo começa com uma palavra, a mentira, que leva a outra mentira, é sempre assim)

 

Provérbios 14

12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

 

 

2.   A ovelha

a.   O que ela esta fazendo neste abismo?

b.   Como ela veio ficar nesta situação?

c.   Por que ela deixou a segurança e a proteção do rebanho?

d.   Será que ela foi empurrada ou caiu por descuido?

e.   Será que ela tem força para sair?

f.    Será que ela sabe o caminho de volta?

g.   Será que ela se lembra do rebanho, do tempo que tinha paz e segurança? Mateus 10:6 e 9:36

·MATEUS 9

36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.

 

3.   Os Abutres

a.   Quando todos se perdem na savana, os abutres ganham.

b.   São os carniceiros de plantão.

c.   Eles representam o diabo e seus demônios enganadores.

d.   Quando uma ovelha cai no abismo e todos ficam tristes, eles ficam alegres e festejam pela perdição de uma pessoa. (Mateus 13.4,19 e João 10:10).

 

MATEUS 13

4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.

19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.

 

João 10

10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 

 

4.   Um pastor

a.   Ele deixou as outras ovelhas em segurança e desceu para salvar essa em particular.

b.   Ele mesmo corre risco se sacrifica a si mesmo para salvar essa ovelha.

c.   Ele poderia deixar essa ovelha a sua própria sorte.

d.   O que o impulsiona a sacrificar?

 

João 10:4

4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;

 

Mateus 18

12 Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou?

 

Lucas 15

6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.

 

 

Existem 03 tipos de pastores

 

1.   Feitos pastores pelos homens.

2.   Os que a si mesmos se fazem pastores.

3.   Os que são chamados e feitos pastores pelo SENHOR.

a.   Que tipo sou eu?

 

b.   As ovelhas estão em segurança comigo?

c.   As moças, as meninas, as jovens casadas estão seguras na minha igreja?

d.   Eu consigo descer e ir até onde as ovelhas estão por amor? Eu sou simples?

 

Será que esta ovelha não sou eu?

a.   Como vai sua vida?

b.   Você esta no rebanho ou no abismo?

c.   Seu coração esta em paz e segurança no rebanho ou está em perigo?

d.   Você é uma ovelha achada ou perdida?

e.   Já conhece o pastor que um dia morreu por você?

 

 

Pr. João Nunes Santana

Presidente da IDPB-Amazonas

Pastor, Escritor e Matemático

 
Deixe um comentário

Publicado por em 1 de outubro de 2009 em PREGAÇÕES

 

Deixe um comentário